Desenvolvimento economico
Miriam Azevedo de Almeida Leitão (Caratinga, 7 de abril, 1953) é uma jornalista brasileira. Atua na área do jornalismo econômico e de negócios. Formada na Universidade de Brasília, iniciou sua carreira em Vitória, estado do Espírito Santo, tendo atuado em diversos órgãos de comunicação, seja em jornal, rádio e televisão, tais como Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Veja, O Estado de S. Paulo, coluna Panorama Econômico de O Globo, Rádio CBN, Globo News e Rede Globo.
TEORIAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
PLT 480 – Pgs: 13 a 28
O economista, há muito tempo, tem se preocupado em explicar o porquê da especialização internacional das nações e quais suas consequências; Diante dessa situação, surge um questão!
Por que um país como o Brasil é um grande exportador de:
Brasil! Grande Exportador
Brasil! Grande Importador
Essa é uma das várias questões a que a teoria moderna do comércio internacional procura responder; Essa aula apresenta os instrumentos teóricos desenvolvidos para explicar por que os países comercializam entre si; Por que alguns países produzem alguns bens enquanto outros países se especializam em outros; E quais as consequências do comércio internacional sobre a distribuição de renda e nível de bem-estar material dos países.
O Comércio Internacional
Começou a ganhar as características modernas a partir da Revolução Industrial e tem se efetivado pela gradual abertura das economias nacionais às transações comerciais internacionais; São mais de dois séculos de crescimento do comércio internacional, e, no início do século XXI, os países estão muito mais integrados em termos do comércio de bens e serviços, fluxos financeiros e de investimento direto; Esse é o fenômeno denominado hoje de
“GLOBALIZAÇÃO DOS MERCADOS”.
Crescimento PIB - Mundial
A partir de meados dos anos 70 iniciase uma nova fase da evolução da economia mundial.
Nos últimos 50 anos, o crescimento médio do PIB mundial foi de 3,7% ao ano