DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Introdução Abordarei a respeito de globalização, as definições, estudo de caso e quais são os aspectos positivos e negativos. A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
Descrição das definições de globalização:
Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre os países do mundo que assim permite acesso a produtos de qualidade e também a preços diferenciados. Que surgiu com o aprimoramento de meios de transportes, telecomunicações e todo o processo de transição do avanço tecnológico, principalmente a internet. O processo apareceu para atender ao capitalismo. Historiadores afirmam que o processo da globalização teve início nos séculos XV e XVI com as grandes navegações e descobertas marítimas. O europeu, neste contexto, entrou em contato com povos de outros continentes estabelecendo conexões comerciais e culturais. No final do século XX, efetivou-se logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. Em 1970, o neoliberalismo ganhou forças e impulsionou o processo da globalização. Também a globalização não é apenas um fenômeno econômico, ela muda as relações de poder, as culturas e o meio ambiente. A globalização altera as relações de poder. No âmbito das relações internacionais, ela muda o poder das nações em desenvolvimento em relação aos países