Desenvolvimento Economico
O desenvolvimento econômico pode ser visto como um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado pelo processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico. Para Bresser Pereira, o desenvolvimento é um processo de transformação não somente econômico, mas também político e social, tornando-se automático o crescimento do padrão de vida da população. Nesta ATPS temos o desafio de propor um artigo comparando o desenvolvimento econômico nos países que compõem o BRICS (Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul).
Ao desenvolver este estudo visualizaremos os cenários econômicos de cada região a fim de elaborar um artigo científico sobre os indicadores de desenvolvimento da região na qual está instalada a unidade da Anhanguera 4, onde atualmente o grupo desenvolve a atividade.
ETAPA 1
Produto Interno Bruto - PIB Produto Interno Bruto - PIB representa (considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários), a soma, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, em um determinado período, medindo atividade econômica desta região.
Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o: PIB nominal, que calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e o PIB real que é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, sendo este o mais indicado para análises.
A fórmula para o cálculo é a seguinte:
PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações – importações
Para tanto, são medidas a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial.
As