Desenvolvimento Economico
1. DEFINIÇÕES
1.1 – PIB
Produto Interno Bruto, é a soma de todos os serviços e bens produzidos em uma determinada região seja, continente, país, estado ou cidade num período que pode ser mês, semestre ou ano.
O PIB se expressa em valores monetários. O PIB é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representa como esta o seu crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia). Os investimentos que as empresas efetuam também influenciam no PIB das Regiões, Se as empresas crescem compram máquinas expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos também atrapalham aqui: os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir. Os gastos do governo são outro fator que impulsiona o PIB. Quando faz obras, como a construção de uma estrada, são contratados operários e é gasto material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia. As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo.
O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e MahbubulHaq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.
Como de Calcula o PIB?
Para se calcular o PIB de uma determinada região utilizamos a seguinte fórmula: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).
No Brasil o PIB é calculado pelo IBGE desde 1990, anterior a isso era calculado pela FGV.
1.2 Índice de Gini
É um parâmetro internacional que mede a desigualdade de distribuição de renda entre os países, e foi desenvolvido por um matemático Italiano CorradoGini, esse coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou