Desenvolvimento Economico
Pólo Pirituba
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
“ Desenvolvimento Econômico”
Profa. de EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Profa. Presencial: Márcia Baco
Ingrid Alonso Ferreira RA: 5544952335
Nilceneia Flavia de Resende RA: 4370863629
Simone Cirico da Rocha RA: 630018540
Sueli Aparecida Gomes Garcia RA: 5762163041
Wlademir Contrera RA: 3830721937
São Paulo/2014
INTRODUÇÃO
Desde o início do capitalismo a grande preocupação existente entre as diversas nações era como saber que determinado país é mais rico e poderoso que o outro. Como saber que onde cada país deveria investir (saúde, educação de sua população, em riquezas naturais, em armas para possíveis guerras), e no começo cada nação investia naquilo que seus governantes achavam por si o mais importante.
Quando começou a haver uma diferença muitos grande entre os países em relação a riquezas exposta para o mundo (diferença de países da Europa e países da África) sendo que todos são habitados por seres humanos de igual potencial, então o porque das diferenças?
Os estudiosos e analistas começaram a estudar uma forma de avaliação mundial onde com determinados pontos avaliativos poderia então medir a riqueza de cada país e a partir de então foram buscadas novas formas de avaliação como estudos sobre a população dos países, graus de escolaridade, rendas per capita entre outros, onde hoje se destaca que a riqueza de cada país não é medida só pelo valor monetário que cada um possui e sim também pela infraestrutura que cada país disponibiliza para seus cidadãos.
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul fazem parte de um grupo de países com a sigla de BRICS, grupo formado no ano de 2001 com o objetivo de se fortalecerem no cenário internacional tanto economicamente quanto politicamente, ao contrário que muitos pensam estes países não forma um bloco econômico, mas compartilham de uma situação econômica e com índices de