Desenvolvimento Economico
CURSO: ADMINISTRACAO.
Luiz Carlos Lage: 337896
Francisco das Chagas da Silva Ramos: 345733
DISCIPLINA: GESTAO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
PROFESSOR DE EAD: Maria Monica Satolani.
CIDADE: Uberlândia – Minas Gerais.
DATA DA POSTAGEM: 21/06/2013.
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento ou crescimento econômico é definido como o êxito na competição entre os Estados- nação. Entendido nestes termos, não é simplesmente o resultado de instituições que garantem a propriedade e o contrato, mas de uma estratégia nacional de desenvolvimento que tem como agente a Nação e, como instrumento, seu Estado.
É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas. Visto sob o ângulo da demanda, o desenvolvimento econômico depende principalmente de uma taxa de câmbio competitiva, mas nos países em desenvolvimento há uma tendência à sobre-apreciação dessa taxa que, no entanto, os países ricos negam.
O aspecto fundamental é que desenvolvimento econômico não pode ser analisado, somente, por meio de indicadores como crescimento do produto real ou crescimento do produto real per capita. Desenvolvimento econômico deve ser complementado por indicadores que representem, ainda que de forma incompleta, a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, bem como a elevação das condições de saúde, nutrição, higiene, moradia, dentre outras variáveis sociais.
O crescimento econômico dos BRICS está promovendo simultaneamente a diminuição das desigualdades sociais internas e se a parte inferior da pirâmide social está sendo de fato beneficiada. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul concentram quase 50% da população mundial. Esses fatores de desigualdade são analisados através do índice de Gini e Curva de Lorenz, e veremos