Desenvolvimento economico
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
Danilo de Jesus Ferreira
Desenvolvimento econômico local
Itaberaba
2012
danilo de jesus ferreira
Desenvolvimento econômico local
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 1º Semestre.
Professores: Samara Headley, Marcelo Silveira, Wilson Sanches, Márcia Bastos.
Itaberaba
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 Crise de 1970 e as políticas brasileiras para o desenvolvimento local 4 3 Desenvolvimento econômico local de Itaberaba 5 4 Divergências sobre o desenvolvimento econômico 7 5 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O tema desenvolvimento econômico local tem se tornado notório nas últimas décadas devido às mudanças de paradigmas. Este trabalho tem como objetivos entender a reestrutura capitalista e a crise dos Estados Nacionais ocorridas em 1970, bem como descrever as principais políticas brasileiras que visam o crescimento regional, além de fazer uma análise sobre o conjunto de estratégias utilizado para a construção da base produtiva da cidade de Itaberaba acompanhada de uma reflexão filosófica sobre divergências.
Crise de 1970 e as políticas brasileiras para o desenvolvimento local
O capitalismo modelo econômico predominante nos países do Ocidente e adotado pelas potências mundiais caracteriza-se pela sua instabilidade e por sofrer mudanças em sua estrutura desde a Revolução Industrial iniciada na Grã-Bretanha.
No segundo período do pós-guerra, o Fordismo, modelo econômico adotado pelas nações capitalistas da época atingiu o seu apogeu, esse período de prosperidade econômica ficou conhecido como “anos dourados” e caracterizou-se pelos seguintes fatores: crescimento industrial, consumo e produção em massa e a constituição das sociedades do bem-estar social. Contudo, o Fordismo entrou em declínio em virtude da: crise do petróleo, redução dos lucros,