Desenvolvimento economico
Centro de Educação a Distância
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PROFESSORA EAD: Profªma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
2013
Introdução: O Desenvolvimento Econômico ocorre quando a renda real de um país proveniente de atividades produtivas aumenta no decorrer de um determinado período de tempo. Quando falamos em renda nacional, referimo-nos ao produto total de um país, relativo a bens e serviços finais. O desenvolvimento econômico é medido por índices internos, pertencentes às instituições nacionais e externos, estes referentes aos parceiros e instituições estrangeiras. O desenvolvimento dessa natureza é considerado um processo que requer estudos, planejamento e ações constantes; atua em determinadas potencialidades do país e pode representar modificações e novas direções em virtude de algumas variáveis (políticas, ambientais, mercadológica, etc.). A concepção do desenvolvimento econômico está interligada a processos dinâmicos, acumulação de capital, geração de renda, geração de financiamento e oportunidades de mercado. Está mais presente nas economias capitalistas. É um processo quantitativo e qualitativo.
Desenvolvimento:
Três formas para medir o desenvolvimento econômico-
1-O Índice de Gini: é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912 para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como comparável desse grau de desigualdade.
A curva de Lorenz: é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda.
Índice de desenvolvimento humano, o IDH: foi desenvolvido em 1990, pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Sen, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população, vem sendo utilizado desde 1991 pela ONU, no seu relatório anual e publicado em mais de cem países. 1
O IDH é um