Desenvolvimento economico
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de explicar, o que foi a reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais, qual foi sua importância na época, quais as mudanças positivas para o desenvolvimento local. Enfim comentaremos o que se deve fazer para um melhor desenvolvimento local.
DESENVOLVIMENTO
Reestruturação Capitalista e a crise dos Estados Nacionais, foi uma época marcada por grandes transformações, houve uma importante decisão tomada por parte dos Gestores Públicos. Estudiosos da temática do desenvolvimento, avaliaram os resultados das políticas de desenvolvimento em curso, nos países capitalistas do pós guerra. É justamente nesse contexto que estudos locais ganham interesse, com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade de instância de poderes superiores
O desenvolvimento sempre foi visto como processo que chega a uma região ou desce de esferas superiores sob a forma de investimentos públicos ou instalação de empresas privadas. A modernização no sentido amplo de geração de emprego e renda, valorização da pequena e média empresa, combate a pobreza, redução das desigualdades, provimento de políticas públicas de qualidade, tende a ser vista como dinâmica que vem de fora e que a comunidade espera de forma passiva.
Décadas de experiências com projetos de desenvolvimento comprovam, no entanto, que a capacidade de auto organização local, a riqueza do capital social, a participação cidadã e o sentimento de apropriação do processo pela comunidade são elementos vitais em sua consolidação. O desenvolvimento não é, meramente, um conjunto de projetos voltados ao crescimento econômico, é uma Dinâmica cultural e Política que transforma a vida social.
Em visita a Emater -RO da minha cidade, fui informada sobre o