Desenvolvimento Economico Tema 04
Como citar este material:
CASTRO, Márcio Sampaio. Desenvolvimento Econômico: Desenvolvimento Econômico dos
Países do BRICS – China. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
Conhecida desde a Antiguidade como o Império do Meio, a China, um dos países mais tradicionais do mundo, tem experimentado ao longo das últimas quatro décadas um processo contínuo de desenvolvimento econômico impressionante. De um país predominantemente agrário, no início dos anos 1970, converteu-se hoje na segunda maior economia do mundo, tendo papel fundamental na estrutura econômica contemporânea.
Além de promover uma vigorosa industrialização, acompanhada
por crescente
urbanização, a nação asiática se projeta na economia global comercializando e investindo nos mais diversos países. Cada vez mais contribui para alterar a lógica político-econômica vigente. Este tema busca demonstrar em uma perspectiva histórica e explicar com dados do presente como e por que esta vertiginosa transformação se tornou possível.
A China possui a mais antiga e contínua civilização de que se tem notícia. É a nação mais populosa do mundo, com pouco mais de 1,3 bilhão de habitantes, a quarta maior extensão territorial e, nas últimas décadas, alcançou o patamar de segunda maior economia do planeta, e muito provavelmente ocupará o primeiro lugar nos próximos anos. Mas não é
© 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.
1
|
possível entender a dinâmica do desenvolvimento chinês contemporâneo sem um breve mergulho em sua história moderna.
No final do século XVIII, o desenvolvimento industrial do Ocidente fez com que sua expansão colonial chegasse ao extremo Oriente, especialmente à China. A opção por séculos pelo próprio isolamento daquele país, autodenominado Império do Meio, fez com que ele se encontrasse, no momento deste encontro,