Desenvolvimento economico local
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO LOCAL UM BREVE HISTÓRICO 4
2.1 PILARES DO DESENVOLVIMENTO LOCAL EM TEÓFILO OTONI 5
2.1.1 Características do Plano Estratégico Regional 6
3 ANÁLISE DO TEXTO GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL 7
3.1 EXPONDO OPINIÕES DIVERGENTES 7
3.1.1 Opiniões Divergentes no Contexto Filosófico 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9 1 INTRODUÇÃO
A análise das consequências da crise dos Estados nacionais e reestruturação capitalista, que impulsionaram a busca de novas vertentes econômicas, fortalecendo a implementação ações que incentivaram desenvolvimento econômico local.
2 DESENVOLVIMENTO LOCAL UM BREVE HISTÓRICO
A reestruturação capitalista teve seu início em 1970, intensificando e desenvolvendo-se entre as décadas de 1980 e 1990, mas os impactos de suas consequências foram vivenciados com maior ênfase, após os anos 2000. Alguns avaliam essa reestruturação apenas do ponto de vista econômico, mas durante esse período houve uma revolução interna no trabalhador – enquanto ser humano – na qual, não apenas, novas perspectivas de trabalhos eram almejadas, mas novos valores e conceitos humanos foram buscados.
No início de 1970 as empresas já se deparavam com muitas dificuldades de manter os mesmos padrões do regime de acumulação fordista. Os métodos de trabalho, as políticas de remuneração e as relações de trabalho começaram a gerar grande insatisfação nos trabalhadores, comprometendo a produção. As empresas, em resposta a essa crise, investiram em novos métodos de desenvolvimento organizacional e avanço tecnológico, gerando assim novas formas de trabalho e de desenvolvimento do trabalhador.
Neste cenário, grandes empresas começaram a buscar novos locais para desenvolver suas atividades, gerando assim a crise dos Estados, na qual iniciou uma guerra fiscal entre países e entre os estados de um mesmo país, como acorreu década de 1990, na qual os Estados brasileiros disputavam entre si pelos poucos investimentos produtivos