Desenvolvimento economico da china
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DESENVOVIMENTO ECONÔMICO
ATIVIDADE COLABORATIVA
Desenvolvimento Econômico da China
Desenvolvimento Econômico da China
A china é uma das economias que mais crescem no mundo, ela é o terceiro maior país do mundo somente superado em relação a sua área pelo Canadá e pela Rússia.
O sistema político e jurídico do estado chinês é extremamente burocrático segue no modelo estabelecido como regra para investimentos estrangeiros no país.
Recentemente duas empresas brasileiras, Marcopolo e Embraer sentiram na “pele” os efeitos dessas barreiras, essas empresas pretendiam se instalar no país com o objetivo de produzir seus produtos e comercializá-los também no mercado local, mas para tantos teriam que se associar a um investidor local em cotas de 50% para ambos, esta é uma regra comum para investidores que pretendem não só produzir como explorar comercialmente o mercado chinês. Um dos fatores positivos para a implementação de empresas na China é grande incentivo por parte do governo que dá o direito de isenção por 5 anos empresas estrangeiras que estejam a mais de 10 anos envolvidas com atividades de produção em seus países, tais empresas tem o direito de pedir isenção total para os 2 primeiros anos.
As reformas começaram com a eliminação progressiva da agricultura coletivizada, e expandida para incluir a liberalização gradual dos preços, a descentralização fiscal, maior autonomia para empresas estatais, a criação de um sistema bancário diversificado, o desenvolvimento dos mercados de ações, crescimento rápido do setor privado, e de abertura ao comércio exterior e investimento.
O governo chinês enfrenta numerosos desafios econômicos, incluindo: (1) reduzir a sua alta taxa de poupança doméstica e, correspondentemente, baixa demanda interna,
(2) sustentar o crescimento do emprego adequado para dezenas de milhões de migrantes e os novos