Desenvolvimento Economico AVA
Conclui-se que uma graduação, o profissional estará pronto a enfrentar o mundo empresarial com uma qualificação diferenciada em relação àquelas pessoas que ainda não ingressaram em uma faculdade. Ao trabalhar (em uma empresa mesmo que seja de pequeno, médio ou grande porte), o profissional irá obter conhecimentos necessários sobre as várias técnicas administrativas, financeiras, contábeis, entre várias outras, que farão dele um profissional qualificado como um gestor.
Dentre os conhecimentos adquiridos, um deles é essencial para que se tenha vantagem em relação aos demais profissionais do mercado: a arte da negociação. Mas o que são negócios, ou melhor, o que é negociar?
Negociar é “Manter relações para concluir convênio, comprar ou vender”, segundo o dicionário, o que se faz pensar e concluir que um negociador é aquele que mantém relações de parcerias para compra e venda de produtos e/ou serviços, dependendo do segmento de mercado em que a empresa atuante está posicionada e inserida no mercado. Quer dizer que um bom gestor é aquele que domina essa arte.
Porém, sabemos que após a Revolução Industrial, o mundo mudou muito, passando por diversas transformações. Com o surgimento da máquina a vapor e do carvão como principal fonte de energia, o processo produtivo sofreu diversas modificações, principalmente nas quantidades produzidas. O trabalho manual deu lugar à especialização, e a rapidez com que se produzia era tão grande que a própria nação ficou pequena para absorver tamanha quantidade de produtos que eram fabricados. Assim, o excedente produzido era então destinado a outros países, o que iniciou as transações comerciais internacionais. (CAPELLI, 2010)
Com base nessas mudanças sofridas ao longo do tempo, a negociação ultrapassa as fronteiras dos países e torna-se global. No mundo contemporâneo, mesmo as pequenas empresas precisam e dependem de outros países para a realização de seus negócios. Os concorrentes não