Desenvolvimento Econ Mico
Vários historiadores dizem que o processo da início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Com esse contexto histórico, o homem europeu teve contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais, contudo, a globalização firmou-se no final do século XX, após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, fortaleceu na década de 1970, e deu um salto no processo de globalização econômica.
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. O processo consiste na integração em caráter social,econômico, cultural e político entre vários países. É oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, e fez com que tudo fosse fácil e como se não houvesse distâncias.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial. Dentro deste processo econômico, muitos países se uniram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. O processo da globalização não é apenas econômico, financeiro e tecnológico, embora tais aspectos sejam determinantes no seu curso, suas consequências se estendem também aos campos político-estatal, social e cultural. Em termos culturais, a globalização do mundo pode ser vista como a ocidentalização do mundo. Esta tese refere-se à exportação dos padrões socioculturais europeus e norte-americanos para todo o planeta, recriando hábitos, costumes, necessidades, novas formas de ser pensar, agir e trabalhar.
Com a globalização, o capitalismo transformou-se em um