desenvolvimento do serviço social
No dia 14 de abril, Uberlândia-MG sediou o Seminário Desenvolvimento Urbano: Um Campo de Atuação Técnico Social, primeira experiência do gênero em cidades do interior. Para a assistente social Maria de Fátima Gottschalg, coordenadora da CDU, o evento mostrou que o tema é de interesse da categoria, mobilizando inclusive profissionais de outras áreas de atuação. “A avaliação foi superpositiva tanto por parte dos assistentes sociais, como pelos estudantes. As pessoas querem mais informações sobre essa área de atuação. Esperamos que essa atividade possa se desdobrar também em ações com a formação profissional junto às universidades”, disse ela.
Nesta entrevista, Maria de Fátima Gottschalg fala sobre o papel do assistente social no Desenvolvimento Urbano e analisa os avanços das políticas públicas no último período.
Quando pensamos no conceito de Desenvolvimento Urbano, é comum construirmos mentalmente a imagem de diversas obras. Sabendo que o espaço urbano não é constituído apenas de edifícios, mas também de pessoas, quais são os problemas quando desenvolvimento urbano é observado por um viés excessivamente técnico?
A cidade é uma criação humana e é também o lócus das relações sociais. Isso já é observado desde a antiguidade, pelos filósofos gregos. Então, a questão da habitabilidade exige que se equacione a questão técnica urbana com as necessidades do homem. Porque habitação não é só