DESENVOLVIMENTO DE VALORES TICOS E MORAIS NAS CRIAN AS
JUSTIFICATIVA:
A sociedade atual, está passando por grandes transformações, que culminaram na mudança dos valores éticos e morais dos indivíduos, refletindo nas relações familiares. Face a estas mudanças, a escola vêm assumindo junto com os pais o papel de educar as crianças para a cidadania. Neste contexto, este projeto pretende auxiliar as crianças a pensar e refletir a respeito dos diferentes valores éticos e morais, que podem ser aplicados no cotidiano destas no 2° e 3° ano do ensino fundamental I. Esta temática é pouco explorada nas bibliografias da área, principalmente quanto a forma com que estes valores podem ser aplicados, analisando as relações interpessoais, a integração dos grupos, a descoberta do seu próprio eu e a valorização da sua auto-estima.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Como incentivar as crianças a desenvolver os valores éticos e morais?
Quais são as dificuldades encontradas para a construção dos valores éticos e morais nas crianças? Quais os benefícios esperados?
OBJETIVO
Incentivar cada criança a ter uma postura ética e moral que contribua no seu desenvolvimento como cidadão. Identificar algumas variáveis que auxiliam no desenvolvimento ético e moral das crianças.
EMBASAMENTO TEÓRICO
Conforme destacam Rheta De Vries e Betty Zan (1998) ética é um conjunto de decisões, princípios e valores destinados a guiar e orientar as relações humanas”. Esses valores devem ter característica universal, pois têm de ser válidos para todas as pessoas por tempo indeterminado. No entanto, este conceito não tem sido posto em prática, inclusive na criação dos filhos.
PERCURSO METODOLÓGICO
A metodologia aplicada que delineará o desenvolvimento deste trabalho, de modo que os objetivos propostos sejam alcançados, será constituída de uma investigação exploratória, de caráter qualitativo, cuja ênfase é dada ao desenvolvimento de valores éticos e morais nas crianças do 2° e 3° ano do ensino fundamental I.