Desenvolvimento de uma ferramenta para comunicação em rede
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CAMPINAS
2012
Sumário
3. OBJETIVO E MOTIVAÇÃO. 3
4. INTRODUÇÃO: 4
4.1. Introdução aos Sockets de Berkeley 7
5. FUNDAMENTOS DE COMUNICAÇÃO EM REDE (CONCEITOS GERAIS) 8
5.1. Circuitos Virtuais vs. Datagramas 11
5.2. Propriedade dos Circuitos Virtuais: 12
6. PLANO DE DESENVOLVIIMENTO DO PROJETO 13
7. ESTRUTURAS 21
8. CONCLUSÃO: 25
9. BIBLIOGRAFIA 26
3. OBJETIVO E MOTIVAÇÃO. O trabalho acadêmico é responsável direto pela aplicação prática da teoria aprendida dentro da sala de aula. A aplicação técnica dos códigos ligeiramente abstratos visto em sala com explicações técnicas diversas vezes complicadas a primeira observação. A possibilidade de aplicação traz a motivação necessária para a criação deste trabalho, no qual geralmente mixado com as nossas tarefas diárias, traz uma repentina quebra da rotina diária do ambiente de sala de aula. Optamos por desenvolver o trabalho em PHP por se tratar de uma linguagem parecida com C pouco abrangida no curso de Ciências da Computação, nos forçando a um desafio maior de busca pelo conhecimento. A Linguagem PHP nos pareceu atraente por ser muito utilizada no mercado de trabalho uma vez que é uma linguagem Orientada Objeto com aplicação WEB. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma comunicação em IPv4 entre computadores utilizando componentes derivados da teoria de Sockets de Berkeley apresentado na disciplina de Rede de Computadores ministrado pelo Dr. Prof. Gilberto Nakamiti. E explorar a bibliografia referente ao tópico. 4. INTRODUÇÃO:
Comunicação de dados entre redes
Rede de computadores é um conjunto de computadores interligados entre si através de um cabo, rádio, satélite, etc. De forma que se comuniquem e troquem informações entre si.
Todo equipamento conectado a uma rede de computadores que tenha autonomia para transmitir e receber dados são chamados de Host ou hospedeiro.