desenvolvimento de serviços
Todas as organizações que trabalham oferecendo serviços possuem dificuldades para escolher que tipo de produto oferecer e quais os procedimentos a serem utilizados para melhor atender seus clientes. Em empresas que trabalha com foco voltado para o cliente essas escolhas são influenciadas por fatores de mercado e as empresas buscam atender as necessidades dos clientes de forma diferenciada dos seus concorrentes. Com o avanço da tecnologia as empresas estudam novos processos de entrega como a Internet, por exemplo, criando novos métodos que modifica o jeito tradicional de oferecer os serviços e criando novos benefícios.
Um produto que é serviço na maioria consiste em produto principal agregado a uma variedade de elementos de serviços suplementares. Os elementos definidos como principais atendem as necessidades básicas, como alimentação, solução para um problema especifico. Serviços suplementares facilitam a utilização do serviço principal, normalmente trata-se de uma informação, documentação necessária para a solução.
ETAPAS FUNDAMENTAIS NO PLANEJAMENTO DE SERVIÇOS: COMBINANDO OPORTUNIDADES COM RECURSOS
As oportunidades de marketing devem ser relacionadas com os recursos da empresa (físicos, financeiros, tecnológicos, humanos).
Deve-se identificar avaliar os ativos de marketing da empresa, tais como: Carteira de clientes/valor vitalício (patrimônio cliente); Conhecimento do mercado; Habilidade de implementação de marketing; Linha de produto; Estratégia de posicionamento competitivo; Reputação da marca (patrimônio marca);
Deve-se, também, identificar, avaliar os ativos operacionais da empresa, tais como: Instalações físicas, equipamentos; Tecnologia e sistemas (principalmente TI); Recursos humanos (números, habilidades, produtividade); Alavancagem por meio de alianças e parcerias; Potencial de auto-serviço de clientes; Estrutura de custos.
PRODUTO AMPLIADO: PRODUTO PRINCIPAL E