Desenvolvimento de Protótipos
Curso: Engenharia Mecânica - 1º Semestre
Matéria: Elementos de Projetos de Engenharia
Professor: Luis Alberto
Componentes: Alfredo Boudoux, Cleiton Silva, David Portela, Joan Nascimento, José Clara, Jorge Pimentel, Jhalisson Barbosa e Romilton Escolastico.
Desenvolvimento de Protótipos
Feira de Santana/Ba
2014
Desenvolvimento de protótipos
1. Introdução
Protótipos são produtos que estão na fase de testes e/ou planejamento do projeto, são usados na intenção de diminuir os riscos, reduzindo algumas incertezas como: Viabilidade de negócio do produto, estabidade ou o desempenho do produto, provisão de fundos, entendimento de requisitos, aparência do produto e sua usabilidade. Um protótipo pode dar suporte a um futuro produto, mostrando algo concreto e executável aos usuários, clientes e etc.
1.1 Tipos de protótipos Os protótipos são visualizados de duas maneiras, essas são: Exploração e resultados. Na primeira maneira, existem dois tipos de protótipos: O comportamental, são temporários, realizados com mínimo de esforço possível e descartados logo depois, esses protótipos não tentam reproduzir a arquitura do projeto, mas apenas explorar determinado comportamento do mesmo. E o protótipo do tipo estrutural, que já explora algumas questões da arquitetura e da tecnologia usada. Na segunda, há também dois tipos: O exploratório, que é projetado para ser como um pequeno experimento, para testar algumas suposições importantes sobre o projeto, que é descartado assim que o projeto fica pronto. E o evolutivo, que evolui até se tornar o projeto final.
2. Desenvolvendo protótipos Os pontos básicos que se deve ter como conhecimento ao construir um projeto, são de gerenciamento do escopo do projeto e também do tempo e ter consciência de quais riscos podem existir nessa fase.
2.1 Escopo do projeto É na fase do escopo do projeto que se assegura que o projeto incluirá