Desenvolvimento de produtos (posicionamento)
A atividade competitiva pode ser comparada a uma batalha completa, com agressores e defensores, planos de ataque e ataques verdadeiros. O campo de batalha que se refere é a mente do consumidor. O comportamento do consumidor é orientado por suas percepções da realidade.
Sua interpretação daquilo que sente determina o seu comportamento. Os profissionais de marketing brigam pela atenção do consumidor apresentando diversas sensações que lhes permitirão chegar a uma determinada conclusão sobre o produto ou marca.
Charmin é macio, Dove é para pele seca, Crest combate as cáries. Dessa forma, as ações dos profissionais de marketing estabelecem um espaço exclusivo para o produto ou marca nas mentes dos consumidores. Todas as formas através das quais o profissional de marketing se comunica com o consumidor, determinam o espaço psicológico que o produto conquistará. Assim sendo o posicionamento é o resultado do conjunto de todas as ações empreendidas pelos profissionais de marketing para atingir essa meta de administrar a percepção do mercado.
Estratégias de posicionamento
O posicionamento estratégico é o resultado de uma de uma percepção comunicada sobre um produto ou marca. É diferente da imagem; imagem é uma impressão global a respeito de um produto, enquanto a posição presume um ponto de referência na mente do consumidor - ponto este que em geral é estabelecido em relação à concorrência. A estratégia é encontrar uma ou mais características que possam ser usadas para diferenciar o produto ou marca dos concorrentes, dessa forma, no mercado altamente fragmentado dos xampus, que vive transbordando de marcas que prometem volume ou controle, vida nova para os cabelos sem vida e danificados a eliminação de pontas duplas e evitar a caspa, a S C Johnson ofereceu o Agree – o xampu que combate “o mais oleoso”. Essa estratégia exclusiva de posicionamento deu rapidamente ao Agree uma participação de 7% no mercado de xampus.
Os profissionais de