Desenvolvimento de produto
O processo de desenvolvimento é uma atividade cada vez mais importante no contexto econômico e tem relação direta com praticamente todos os setores produtivos. A indústria tem um papel estrutural na sociedade capitalista. Entretanto, a maioria das empresas tem o seu processo de desenvolvimento de produto totalmente independente de outros processos como o desenvolvimento de embalagem.
Não basta simplesmente colocar novos produtos à disposição dos consumidores. É preciso, antes, saber o que os consumidores querem, o que eles esperam de um novo produto. Antes do lançamento, é preciso usar estratégias que visem o alinhamento do produto com as expectativas dos consumidores.
Para estabelecer estratégias para o lançamento de um produto com inovações tecnológicas, são feitos previamente estudos científicos que levam a descobertas que são transformadas em tecnologias com aplicações comerciais. Nesse trabalho, técnicos e pesquisadores atuam como responsáveis por inovações que gerem ideias e conceitos que ajudem a identificar o mercado. Isto significa que há um fenômeno no qual o desenvolvimento puxado pelo mercado se opõe ao desenvolvimento empurrado pela tecnologia enquanto o desenvolvimento interno se opõe ao externo.
"Estratégia de desenvolvimento" e "processo de desenvolvimento"
Não se deve confundir "estratégia de desenvolvimento" com "processo de desenvolvimento". O processo é uma série de etapas que levam ao desenvolvimento.
Ou seja, o desenvolvimento não é o processo, é a causa deste. Um dos processos mais aplicados para o desenvolvimento de novos produtos é o chamado "método de etapas e portões". Seu nome se deve ao fato de que, após cada etapa, surgem critérios que funcionam como "portões" que precisam ser abertos para se obter o acesso à etapa seguinte. As "chaves" que abrem esses "portões" são as informações cada vez mais específicas, detalhadas e precisas, necessárias para identificar as melhores propostas para a garantia do