DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Com base na premissa de que o fator humano tem papel fundamental no desenvolvimento ou na deterioração das organizações, destaca-se como de suma importância a busca do equilíbrio do capital humano entre a vida pessoal e profissional, levando as organizações a atuarem com excelência e o trabalhador a atender suas necessidades sociais e corporativas.
Normalmente o trabalho de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas nas organizações é direcionado para o aumento da capacidade produtiva, sendo assim, na maioria das vezes este esforço é concentrado no desenvolvimento de habilidades técnicas ou de habilidades que estão estritamente ligadas ao dia-a-dia do ambiente de trabalho, ou seja, não há uma preocupação com o funcionário como um ser social.
Quando as organizações direcionam seus treinamentos também para o desenvolvimento do lado social de seus colaboradores, fortalecendo assim o binômio de interesses na relação capital-trabalho, o mundo corporativo e a sociedade em geral podem obter um crescimento significativo. Para tal o Planejamento Estratégico dos Recursos Humanos deve contemplar o Plano de Treinamento Organizacional com foco na ampliação da capacidade humana e o potencial de aprendizagem organizacional. Havendo um equilíbrio entre desenvolvimento organizacional e desenvolvimento de pessoas, de modo que homem e organização possam usufruir desta integração, num ambiente propício ao aprendizado, a inovação e a maior capacidade para aceitar e implementar as mudanças necessárias.
O objetivo deste estudo, abordagem descritiva com base em referencial bibliográfico e documental coletado durante o decorrer da pesquisa na empresa JBW, é demonstrar que no desenvolvimento de um treinamento nas organizações devem-se levar em consideração todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento de pessoas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA