Desenvolvimento de pessoas e organizações
Com as mudanças e inovações que ocorreram a partir do século XXI em diversas áreas as empresas sentiram a necessidade de capacitação de seus profissionais assim as empresas começaram a investir e incentivar as melhorias intelectuais de seus funcionários em diversas áreas.
O desenvolvimento de pessoas tem um amplo conceito pois diz respeitos a determinadas ações que estimulem o crescimento pessoal de seus profissionais.No Brasil T&D ainda é um desafio pois o nível de escolaridade da mão de obra é baixa se comparada a países desenvolvidos, o que prejudica a busca por um lugar no mercado que é em sua maior parte dominado por países desenvolvidos, daí surge a necessidade da criação de novos conhecimentos e tecnologias para que haja suporte a área de treinamento e desenvolvimento.Alem de treinar e desenvolver é necessário que se incentive os colaboradores a trabalhar em equipe, para que estejam dispostos a melhorar a execução de suas tarefas e a padronização das mesmas hoje nas organizações é imprescindível que haja este estimulo para que o profissional tenha um pleno conhecimento para que possa se destacar através de um diferencial estratégico competitivo e de sucesso. Para a produção de resultados melhores a necessidade da geração de informações mais significativas para um melhor aprendizado tanto individual quanto organizacional. Os departamentos de T&D das organizações focaram mais nas pessoas e adotaram um papel preparatório para que houvesse excelência na realização das funções de cada profissional, a adoção desta postura, treinamento e desenvolvimento tornou-se mais eficaz no processo para o funcionário adquirir competências que aumentem a produtividade, criatividade e competitividade da empresa.
Chiavenatto define aprendizagem como um fenômeno que surge dentro do individuo como consequência de seu próprio esforço, e é caracterizada pela mudança de comportamento do mesmo. Diante dessa evolução tão rápida surge a