desenvolvimento de leitura
Introdução:
Este trabalho consiste em descrever as fases da escrita de alunos com idade de cinco a oito anos tem como objetivo identificar e analisar se cada fase corresponde ao esperado para a idade e ano escolar de cada aluno.
Para a obtenção desses dados utilizou-se um ditado contendo as palavras lapiseira, (polissílaba) caderno, (trissílaba) lápis, (dissílaba) e giz (monossílaba), foi entregue aos alunos uma folha de sulfite em branco para que eles pudessem escrever as palavras ditadas, que foram faladas de forma clara e sem soletrar.
As fases da escrita se divide em quatro níveis que são:
Pré- silábico I- indiferenciado, que é a fase em que o aluno ainda não sabe que se utilizam letras para escrever as palavras e sim desenhos e garatujas.
Pré- silábico II- diferenciado, é a fase em que o aluno já sabe que não se escreve com desenhos e sim com letras, mas não sabe ainda fazer a associação da letra ao som, ele acha que coisas grandes são escritas com muitas letras e coisas pequenas com poucas letras.
Silábico, nessa fase o aluno já descobriu que as letras representam os sons que fala, mas ele acha que cada letra representa uma sílaba. Nesse nível podemos identificar três fases: quantitativo, qualitativo e silábico alfabético.
Quantitativo: para cada sílaba o aluno põe uma letra sem correspondência sonora.
Qualitativo: para cada sílaba o aluno põe uma letra com correspondência sonora.
Silábico alfabético: nessa terceira fase o aluno mistura um pouco do quantitativo com o qualitativo.
Alfabético, é a fase em que o aluno já sabe que cada letra representa um som e que é preciso juntá-las para formar as palavras, nessa fase eles são muito influenciados pela oralidade.
Desenvolvimento
Emília Ferreiro e Ana Teberosky no Livro Psicogênese da Língua Escrita apresentam os níveis da leitura e escrita correspondente à idade cronológica. A partir dos estudos especificamos cada nível em que as crianças da pesquisa (ditado) que foi