Desenvolvimento de embriões em soluções
Introdução
O desenvolvimento embrionário depende da capacidade do embrião em controlar o momento da expressão de cada gene responsável por uma fase específica do desenvolvimento, após a ativação do genoma.
Solução de manipulação
- PBS modificado
Variações de pH, formações de precipitados (CaCl2 e Mg).
Local baixa luminosidade e refrigerado.
- Estudo realizado com Mus musculus.
- Testado duas soluções de tratamento: SME e SME enriquecida. - Como controle, foi usado solução PBS modificado (Whittingham, 1971).
Para o estudo foram usados embriões nos estágios de:
- Blastocisto inicial (Bin).
- Mórula compacta grau I (McI). - Mórula compacta grau II (McII).
Cada tipo de tratamentos:
embrião
foi
submetido
à
três
- Tratamento 1 (T1), usou-se o PBS modificado (controle).
- Tratamento 2 (T2), usou - se a SME. - Tratamento 3(T3), usou - se SME enriquecida.
- Os embriões foram mantidos em cultivo, durante quatro horas, em solução de manipulação.
- Após o tempo de manipulação, foram classificados quanto ao estágio de desenvolvimento e à qualidade embrionária. - Depois de classificados, os embriões foram transferidos e novamente cultivados, durante 10 horas, em meio TCM 199 modificado (Costa et al., 1997).
- Após o tempo de cultivo, os embriões foram transferidos para outra placa, em meio Talp-Hepes modificado (Costa et al., 1997). - Foram classificados novamente quanto ao estádio de denvolvimento e à qualidade embrionária.
- Superioridade das soluções propostas em relação ao PBS modificado, aspecto já apontado por Whittingham.
- A escolha de meios e substratos energéticos tem impacto direto no desenvolvimento e na viabilidade de embriões, de acordo com Vanroose; - Para Lonergan, cultivo in vitro é uma condição crítica, pois pode alterar o padrão de expressão gênica e assim, comprometer a qualidade e a sobrevivência após a tranferência de embriões em estágio préimplantacional; -