Desenvolvimento de bebês: breve análise do documentário "Babies"
Cultura, Desenvolvimento Humano e Educação
Ludmilla Ferreira
Introdução
Fundamentada na psicologia histórico-cultural, principalmente nas contribuições de Vygotsky, esta disciplina possibilitou, a partir dos diversos textos lidos e discutidos, refletir sobre a cultura, o desenvolvimento humano, a educação, e as implicações destas temáticas na prática científica e até mesmo cotidiana. A aproximação com esse material suscitou no grupo questionamentos e curiosidades sobre esta perspectiva, e vários conceitos puderam ser trabalhados durante as discussões, tais como signo, significado, sentido, aprendizagem, desenvolvimento, interação, mediação, internalização, linguagem, cultura, dentre outros. Além disso, pôde-se discutir a própria base epistemológica desta perspectiva, na qual se fundamentam os conceitos, que é a concepção dialética dos processos humanos, ou seja, a perspectiva social, histórica e cultural do homem e dos processos que este vive, principalmente as relações estabelecidas desde o nascimento até o fim da vida, que são constitutivas de cada indivíduo.
Durante este percurso, buscou-se aliar às discussões teóricas filmes, vídeos ou documentários que fomentassem o debate e a reflexão do/no grupo, o que gerou a proposta deste trabalho final, que é apresentar um filme, articulando-o com os conceitos e temáticas trabalhadas durante as aulas. Desta forma, para a realização deste texto, escolhi um documentário sobre bebês, o qual está descrito a partir das minhas impressões no próximo tópico, e, posteriormente, faço uma discussão entre o filme e os conceitos e temas desta disciplina, com base nos textos lidos.
Impressões sobre o documentário “Bebês”
Dirigido e produzido pelos cineastas franceses Thomas Balmès e Alain Chabat, lançado em 2010 e com duração de 79 minutos, o documentário “Bebês”, originalmente Babies, apresenta o primeiro ano de vida de quatro bebês, que foram acompanhados do nascimento aos primeiros