Desenvolvimento de banco de dados
O banco de dados (ou base de dados) - enquanto um conjunto de arquivos registrados e dispostos em estrutura regular- permite uma reorganização de dados e uma conseqüente produção de informação acerca deles. Atualmente o banco de dados é entendido como um dos principais componentes de uma instituição, já que é nele que se armazenam todas as informações cadastrais dos clientes/usuários/funcionários em geral. Assim sendo, o banco de dados funciona como uma espécie de pilar central da instituição e, sendo ele prático e funcional, toda a instituição igualmente se torna mais organizada.
Construção de banco de dados dos trabalhos acadêmicos discentes de Biblioteconomia
(1996-2008)
1 APRESENTAÇÃO
O ambiente global reconfigurou-se no pós-guerra centrando as preocupações no ambiente da informação, da comunicação e do conhecimento. Uma das marcas deste período é o fenômeno da explosão documentária que teve como efeito mais evidente a expansão da produção científica e tecnológica, e conseqüentemente, da elevação do volume dos registros desta produção. Surge então uma nova ordem mundial centrada nos processos de produção, controle, organização, transformação, disseminação, preservação e uso da informação.
Neste contexto, a tecnologia cumpriu um papel de grande envergadura. A capacidade viabilizada pela informática – de se representar os produtos do conhecimento em meio digital – e ainda, as possibilidades de transmissão e recepção de dados, voz, imagens e uma variedade dos novos conteúdos como livros, imagens em movimento, música neste novo ambiente, são talvez a marca mais forte deixada pela tecnologia do século XX.
Estas inovações acarretaram profundas mudanças que condicionam desde a forma de se produzir bens e recursos intelectuais, até o modo como os indivíduos e a sociedade se relacionam. Neste contexto, é visível o crescimento de bibliotecas e acervos em meio digital com o propósito de facilitar o acesso, gestão e