desenvolvimento de adolescentes
Nomes alternativos:
Desenvolvimento - adolescente; crescimento e desenvolvimento - adolescente.
Informações:
IDADE: 12 aos 18 anos
TEORIA
Piaget (desenvolvimento cognitivo)-- Esta "Etapa de Operações Formais " é caracterizada por uma dependência cada vez menor de objetos e fantasias para considerar problemas e situações. O adolescente desenvolve a habilidade de abranger conteúdos puramente abstratos, como elevados conceitos matemáticos e filosóficos, assim como a habilidade de aprender como aplicar as informações gerais necessárias à adaptação, e as informações específicas necessárias para uma ocupação.
Erickson (desenvolvimento pessoal-social)-- Duas tarefas diferentes são identificadas por Erickson para a adolescência. A primeira é a "Identidade vs. Difusão de Papel", que exige do indivíduo questionar velhos valores sem a sensação de temor ou de perda de identidade, e movimentar-se gradativamente para uma compreensão mais madura de identidade e de propósito. A segunda tarefa, "Intimidade vs. Isolamento", é necessária para que o indivíduo prepare o caminho do estabelecimento e da manutenção de relacionamentos pessoais satisfatórios, pelo aprendizado de compartilhar a intimidade sem inibição ou temor.
Freud (estágios psicossexuais)-- O "Estágio Genital" se caracteriza por uma energia nova que rompe a estabilidade sexual reprimida da infância por meio de um foco novo e dinâmico voltado para as alterações físicas, e por uma mudança da indiferença sexual para relacionamentos mais íntimos e maduros, que podem incluir atrações sexuais.
Kohlberg (desenvolvimento moral)-- A "Moralidade pós-convencional" se desenvolve à medida que o adolescente começa a conceituar filosofias morais abstratas, incluindo direitos e privilégios. Um código moral mais sofisticado permite a diferenciação entre moralidade e legalidade.
DESENVOLVIMENTO FÍSICO
A adolescência se caracteriza por alterações físicas dramáticas que levam o indivíduo da