Desenvolvimento-david ricardo
DAVID RICARDO (1772-1823)
David Ricardo nasceu na cidade de Londres em 18 de Abril de 1772. Era filho de um abastardo comerciante de origem judaica, o que fez com que ele crescesse no mundo dos negócios. Ainda jovem tornou-se operador da Bolsa de Valores de Londres, demonstrando familiaridade nas transações do capitalismo mais avançadas de sua época. Após ler a obra de Adam Smith, "A Riqueza das Nações", estudou e escreveu sobre questões de economia política, tornando-se sem sombra de dúvidas o seu legítimo sucessor. Suas principais obras abrangem as seguintes áreas de economia; política monetária; teoria dos lucros; teoria da renda fundiária e da distribuição; teoria do valor e do comércio internacional, temas estes atuais nos dias de hoje.
DESENVOLVIMENTO SEGUNDO DAVID RICARDO
David Ricardo preocupa-se com a formação da riqueza nacional e distribuição entre capitalista, trabalhadores e proprietários de terra. Para ele o problema estava na agricultura que era incapaz de produzir alimento barato para consumo dos trabalhadores, isso gerava elevação dos salários nominais e do valor dos fundos de salários.
Ricardo não se preocupou com o valor em si, mas com os fatores que afetam as variações do valor, continuava com a idéia de que os preços das mercadorias são proporcionais ao volume de trabalho incorporado. A tecnologia, afetando a produtividade faz variar o valor do bem final.
A função de produção ricardiana apresenta diferença fundamental à de Smith. Pois incorporou a hipótese de que o volume da produção esta sujeito à produtividade marginal decrescente, isso se dá devido o aumento da produção de alimentos por causa do crescimento demográfico, levando a economia a utilizar terras cada vez menos férteis. A produtividade marginal decrescente ocorre principalmente na agricultura, pois o setor secundário esta sujeito à economia de escala.
Na margem extensiva de cultivo, para um mesmo volume de capital e de trabalho,