Desenvolvimento da marca do Banco do Brasil
HISTÓRIA DA MARCA
O Banco do Brasil foi criado por
Dom João XI em 12 de outubro de 1808, além de viabilizar a vinda da família real para o Brasil, o banco tinha a função de emissor de moeda.
A
primeira utilização da denominação Banco do Brasil também ocorreu em
1808,
resultado da associação do seu ramo de atividade ao país. O logotipo atualmente utilizado pelo Banco do Brasil foi criado em 1968 e sofreu pequenas modificações até os dias atuais.
QUAL É O SIGNIFICADO DESTE SÍMBOLO?
Os logotipos são formados por duas letras “b” entrelaçadas, sendo uma de ponta cabeça. O logotipo não só indica a abreviação de Banco do Brasil, como também faz uma alusão ao símbolo cifrão ( $ ).
UM POUCO DE HISTÓRIA
Desde sua criação em 1808, o Banco do Brasil teve seu logotipo alterado oito vezes, veja abaixo cada um deles e seu ano de lançamento:
Logotipo criado em 1808, ano de fundação da instituição
Logotipo presente em ferragens, móveis, documentos, como também na fachada da sede do Rio de Janeiro, atual Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro e da sede de São Paulo, atual Centro Cultural do
Banco do Brasil de São Paulo.
HOJE... A LOGO QUE PERMANECE!
Logotipo criado em 1926 através de um concurso realizado pelo Banco do Brasil, onde vários profissionais e amadores participaram criando seus projetos. Os logotipos apresentados foram avaliados por uma equipe de pintores, arquitetos, escritores e jornalistas.
O resultado do concurso foi divulgado em 19 de novembro de 1926, a equipe vencedora era formada por um designer, um arquiteto e um desenhista.
Mesmo depois da criação da marca, o logotipo sofreu várias alterações:
1978
1985
1986
1994
Logotipo, 2002, utilizando efeitos tridimensionais, utilizado atualmente:
PRINCIPAIS CONCORRENTES
PUBLICO ALVO E SERVIÇO
Pessoas
físicas e jurídicas que necessitam de prestação de serviços no ramo financeiro. Por isso o