Desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos
CURSO NORMAL NÍVEL MÉDIO POLITÉCNICO
DISCIPLINA SEMINÁRIO INTEGRADO
PROFESSORA NOEMI MARIA NOTZOELD
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – CRIANÇA 0 A 2 ANOS
FABIANE POLESSO DA SILVA
HELENA OZILDA ALBARELLO
MARIA CLEUSA AZEREDO
Palmitinho-RS, 10 de Dezembro de 2012.
1. INTRODUÇÃO
Conhecer os processos de desenvolvimento infantil da criança, a fim de analisá-lo identificando como ocorrem as fases do desenvolvimento infantil, nos aspectos cognitivos, sócio-afetivo e psicomotor da criança de 0 a 2 anos.
O estudo proposto por este trabalho busca compreender e conhecer o desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo e psicomotor de crianças de 0 a 2 anos através de leituras bibliográficas de outros autores, como Jean Piaget, Lev Vigostsky e Henry Wallon.
A partir dessas leituras e pesquisas vamos ter um conhecimento mais amplo sobre as crianças dessa faixa etária, sendo que vai nos ajudar no curso e principalmente quando trabalharmos em sala de aula.
2. DESENVOLVIMENTO INFANTIL – CRIANÇA DE 0 A 2 ANOS
Segundo Piaget: “A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta características próprias de sua idade.” (1999, p. 98). Portanto não devemos comparar uma criança com um adulto, pois elas não têm consciência do que é certo ou errado. Suas atitudes vão ser espontâneas e não pensadas, mas conforme sua idade elas vão aprendendo a pensar antes de agir.
Existem quatro fatores que influenciam o desenvolvimento humano, a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio. Esses fatores estão interligados e permanecem em interação.
Hereditariedade: a carga genética interfere no potencial das pessoas, sendo que pode ou não se desenvolver. Nesse sentido, Piaget (1999, p. 99) diz que: “[...] a inteligência pode desenvolver-se aquém ou além do seu potencial, dependendo das condições do meio que encontra”.
Crescimento orgânico: se relaciona ao