desenvolvimento afetivo
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
nome
Desenvolvimento afetivo
Cariré-2013
nome
Desenvolvimento afetivo
Cariré-2013
DESENVOLVIMENTO AFETIVO nome RESUMO
O desenvolvimento afetivo tem como um fator muito importante quando nos interessamos a participar do desenvolvimento da aprendizagem da criança. A importância da afetividade para o processo educacional vem trazendo para os pais e também para o educando um melhor mérito no nível de afeto da criança. As observações de Tassoni (2000) e Almeida (1999) têm mostrado que a afetividade e a inteligência andam juntas no processo de aperfeiçoamento da personalidade da criança. As relações entre o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança têm sido muito debatidos em diferentes modos, no entanto, a obra de Walton que inclui no tema da afetividade ocupa lugar central. Para Piaget afetividade não se restringe somente as emoções e sentimentos, pois engloba também as tendências e as vontades da criança, ou seja, a afetividade assim como toda conduta visa a adaptação, pois o desequilíbrio reflete em uma impressão afetiva particular e a consciência de uma necessidade.
Palavras chave: Criança. Desenvolvimento. Afeto. Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento afetivo tem uma profunda influencia sobre o desenvolvimento da criança, pode acelerar ou diminuir o ritmo de desenvolvimento, além de determinar sobre que conteúdos a atividade intelectual se concentrara.
Na teoria de Piaget, o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: um cognitivo e outro afetivo. Paralelo ao desenvolvimento cognitivo esta o desenvolvimento afetivo. O afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral.
São varias dimensões, que o afeto apresenta, incluindo os sentimentos subjetivos(amor, raiva, depressão) e aspectos expressivos (sorriso,