desenvolverde
Buscamos o planejamento e a execução de ações ambientais e de infraestrutura com a construção de um Viveiro de mudas de espécies nativas para distribuição aos agricultores, buscando a recomposição da mata ciliar.
Visamos fomentar atividades que propiciem a expansão e conservação da base florestal com espécies nativas e a produção de produtos madeireiros e não madeireiros, valorizando os recursos naturais. Visa apoiar atividades integradas de proteção dos recursos hídricos no âmbito das bacias, sub-bacias e micro bacias hidrográficas, além de incentivas ações que objetivam garantir a qualidade e a quantidade das águas.
Ampliar a oferta de sementes e mudas florestais de procedência conhecida, com elevado padrão de qualidade, diversidade genética, objetivando aos reflorestamentos de proteção e de produção florestal.
Oferecer assistência técnica e extensão rural necessárias, englobando as etapas desde a colheita até a comercialização e/ou distribuição.
Prever estratégia de continuidade das ações após o enceramento do projeto, contendo justificativa, metodologia, infraestrutura e recursos humanos e necessários.
2 - OBJETIVO GERAL:
O projeto visa promover a produção, preservação, recuperação e o uso múltiplo dos recursos florestais de espécies nativas. Apoiar ações e atividades integradas de proteção dos recursos hídricos no âmbito da sub-bacia do rio Engano. Buscando fomentar, por meio da oferta de sementes e mudas de espécies florestais nativas, a recuperação da diversidade biológica florestal em Áreas de Preservação Permanente – APPs e áreas de reserva legal. Proporcionar a geração de renda e benefícios socioambientais aos agricultores familiares por meio do aumento da oferta de produtos madeireiros e não madeireiros (pinhão e erva-mate).
3 - PLUBICO ALVO:
Diretos 4072 agricultores familiares e indiretos toda população do município 7220 (IBGE 2010).
4 ESTRATEGIA DO PROJETO:
Oferecer assistência técnica e extensão rural em