Desenvolver e capacitar gestores
Capacitação e desenvolvimento são ações que pretendem levar à mudança e a transformação, O gestor costuma ser o elemento mais resistente na organização. Muitas vezes, ele percebe o programa de capacitação como uma ameaça. Como se houvesse um questionamento à sua própria competência.
Evidentemente também têm aqueles gestores que veem os cursos, os treinamentos, os investimentos como oportunidades. Até que a maioria já observa que é preciso acompanhar as mudanças. No entanto é considerar o programa como necessidade e prioridade. O Desenvolvimento e a capacitação de gestores e lideres nas empresas devem ser encarada como matéria estratégica, pois está nas mãos desses agentes organizacionais, tanto o cenário do futuro da corporação quanto seus resultados do presente.
O Programa de desenvolvimento de gestores deve ser pensando e planejado a partir da necessidade prática do cargo e do gestor, analisando principalmente os Gap´s (afastamento), se é que existem entre o cargo, as habilidades e as competências do gestor a ser capacitado. Isso em geral parece até obvio, mas nem sempre é feito dessa forma. O programa também deve ser elaborado de modo a deixar claro para o grupo os ganhos e benefícios que trará para empresa e para cada gestor envolvido no processo.
O Programa de desenvolvimento dos gestores deve tratar questões gerais referentes à gestão de negócio a gestão de pessoas, bem como trabalhar especificamente os requisitos do cargo aliado às habilidades e as competências do funcionário.
Os benefícios que um programa de desenvolvimento de gestores proporciona à empresa não costumam serem poucos.
Temos os benefícios de ordem de pessoal para os gestores e esses são imediatos e óbvios:
Melhoria de desempenho.
Melhoria na autoestima e autoimagem.
Benefícios Para a organização:
Melhoria na eficácia e na eficiência de seus processos.
Para as equipes – chefias melhores e mais preparadas.
Para os clientes ou fornecedores –