Desentometria Ossea

1885 palavras 8 páginas
RESUMO Esta pesquisa fala sobre a Densitometria óssea. Um exame que serve para detectar a massa óssea.
É muito usado para diagnosticar a Osteoporose que é uma doença derivada da Osteopenia.

SUMÁRIO

13 referências 18

LISTA DE FIGURAS

Figura Página
1 Osso Normal e osso esteoporotico
2 DETALHE DOS OSSOS
3 OSSOS POR DENTRO
4 COLUNA COM O PASSAR DOS ANOS

1 INTRODUÇÃO

A Densitometria Óssea estabeleceu-se como método mais moderno, aprimorando e inócuo para se medir a densidade mineral óssea comparado com padrões para idade e sexo.
Essa condição é indispensável para o diagnóstico e tratamento de osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos. Os aparelhos hoje utilizados conseguem aliar precisão e rapidez na execução dos exames. A exposição à radiação é baixa, tanto para o paciente como para o próprio técnico. A técnica em radiologia pode trabalhar mesmo estando grávida.

2 O QUE É A DENSITOMETRIA ÓSSEA A densitometria óssea é um exame moderno e inócuo para se medir a densidade mineral dos ossos e compará-la com padrões da idade e sexo do paciente. Ela é importante para diagnosticar e tratar a osteoporose e outras doenças que atingem os ossos. A densitometria é o único método seguro para avaliação da massa óssea e predição de fratura óssea. A técnica radiológica conhecida como DEXA (DualEnergy X-ray Absorptiometry ou absorciometria de raios X de dupla energia) é utilizada atualmente para medir a densidade mineral óssea.

Figura - Osso Normal e Osso Osteoporótico

3 COMO REALIZAR O EXAME Não é necessário nenhum preparo especial ou jejum, apenas deve-se evitar remédios que contenham cálcio. O exame dura de 15 a 30 minutos. O paciente deve estar deitado sobre uma mesa, do modo orientado pelo técnico, e permanecer imóvel durante o

Relacionados