Desenhos e técnicas de pinturas
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO.. 3 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...... 3 3 OBJETIVOS....... ....7 4 METODOLOGIA .7 5 REFERÊNCIAS 9
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
a) Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais
A Proposta dessa linha é trabalhar desenhos em cima de técnicas variadas como, por exemplo: desenho geométrico, de observação, de memória e ilustrativo. Neste trabalho serão abordados as idéias e o interesse na apreciação das imagens artísticas de Tarsila do Amaral.
Organizar desenhos com propostas alternativas, socializadoras e criativas, procurando integrar os alunos do 8° ano 1 da escola Selma Teixeira Graboski.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais. O desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. O desenho envolve uma atitude do desenhista em relação à realidade, o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade. De acordo com Vygotski (1998), “Considera que, da mesma forma que a linguagem, o desenho também é uma forma de representação, um signo”. De acordo com (Nicolaides Kimon, 1941). “Aprender a desenhar é realmente uma questão de aprender a ver. Ver corretamente, o que implica muito mais do que ver apenas com os olhos”. O aprendizado do desenho baseia-se em conhecer e dominar a gramática e a sintaxe da linguagem visual, ou seja, conhecer e dominar os elementos que são utilizados quando se faz um trabalho visual. O desenho é à base de qualquer trabalho visual, bi ou tridimensional. Através do estudo do desenho, o aluno primeiro conhece esses elementos para depois tentar dominá-los. O desenho de observação é um meio para se conseguir isso, através do desenho, podemos usar os pontos, linhas e espaços da linguagem gráfica para comunicar impressões da realidade, sejam elas visuais, emocionais,