Desenho
Este tipo de representação facilita a interpretação dos detalhes que foram representados por linhas tracejadas (ocultas) nas outras vistas.
Este exemplo mostra a aplicação de corte, onde pode ser observado que a projeção da vista de frente corresponde àquilo que é visto, na direção indicada, a partir do plano secante “AB”.
Representação do corte em uma peça
• A linha utilizada para indicar o local onde a peça está sendo cortada é a traço e ponto com as extremidades mais largas.
• A linha de corte é identificada por letras, indicando o início e o fim do corte. Essas mesmas letras são utilizadas para identificar a vista resultante do corte.
• As setas perpendiculares às linhas de corte identificam o sentido de observação do corte.
• As hachuras identificam onde há a intersecção do plano secante com a parte sólida da peça, sendo um tipo de hachura para cada tipo de material utilizado na peça.
Corte pleno ou total
O plano de corte divide o sólido em duas partes e pode ser horizontal ou vertical, cortando o objeto de forma longitudinal ou transversal.
Tipo de Hachuras
Corte em desvio Os cortes podem ser realizados em desvio, através da utilização de mais de um plano de corte
A linha de corte muda de direção para atingir detalhes internos não alinhados.
•Planos de corte concorrentes
A superfície oblíqua do plano de corte é rotacionada até a obtenção de uma única superfície, para transformar o corte composto por duas superfícies em um corte reto.
•O desenho resultante com a rotação da parte oblíqua do plano de corte representa a verdadeira grandeza do corte contido pelos planos concorrentes.
Meio corte
É aplicado em peças simétricas e mostra detalhes internos e externos em um único desenho. É semelhante ao corte total, mas só corta parte do sólido, a outra parte é