desenho
1) Demonstre usando Geometria descritiva como calcular a área de um polígono irregular.
2) Dada a planta de Giuliano da Sangallo (http://saintpetersbasilica.org/Plans/Sangallo-7A.jpg), escreva no desenho uma possível medida para 3 feições representadas na planta.
2) Demonstre aplicações de desenhos técnicos na Engenharia de Alimentos.
4) Fazer um desenho à mão-livre de uma vista ortográfica da sala 02 do Bloco 2. PS - Manter as dimensões do projeto.
5) Identificar nas Normas Oficiais Brasileiras as definições dos seguintes aspectos: a) tamanho de folha de papel para desenhos em grandes escalas:
NBR 8196/1999 - Desenho Técnico – Emprego de Escalas
Esta Norma fixa as condições exigíveis para o emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos.
A designação completa de uma escala deve consistir na palavra “ESCALA” ou a abreviatura ESC, seguida da indicação da relação:
a) ESCALA 1:1, para escala natural, dimensão do objeto representado é igual a dimensão real, 1:1;
b) ESCALA X:1, para escala de ampliação (X > 1), quando a dimensão do objeto no desenho é maior que sua dimensão real, X:1, Ex.: 2:1, 5:1, 10:1;
c) ESCALA 1:X, para escala de redução (X > 1), quando a dimensão do objeto representado no papel é menor que sua dimensão real, Ex.: 1:2, 1:5, 1:10.
A escala deve ser indicada na legenda da folha de desenho.
Quando for necessário o uso de mais de uma escala na folha de desenho, além da escala geral, estas devem estar indicadas junto à identificação do detalhe ou vista a que se referem; na legenda, deve constar a escala geral.
A escolha da escala é feita em função da complexidade e da finalidade do objeto a ser representado. Devendo permitir uma interpretação fácil e clara da informação representada. A escala e o tamanho do objeto ou elemento em questão são parâmetros para a escolha do formato da folha de desenho.
NBR 10068/1987 - Folha de Desenho,