Desenho
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.
Faculdade Anhanguera de Pelotas
Engenharia Mecânica
Desenho Técnico
Profª: Juliana do Amaral Martins Grimmler
“ATPS”
Nome: Eliton Medeiros Tavares Junior; Lucas Oliveira; Marcelo Garcia; Leandro Morello; Pedro Soares; Guilherme Coelho
R.A.: 2505064805; 1158382909; 2558453765; 2558458191; 2552441031; 2504069185
Pelotas, junho de 2011.
ETAPA 1.
Passo 1
a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
A principal característica do desenho técnico é explicar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes, por exemplo, para a sua produção, então estar-se-á perante um desenho técnico. Já o desenho artístico é destinada apenas a transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, então pode-se estar perante um desenho livre de caráter artístico ou não.
b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
Os modos mais usados em Desenho Técnico são as representações em vistas e em perspectivas. Mas em peças mais complexas, a aplicação de cortes é muito bem vinda.
c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.
No nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EM), semelhantes, em geral, às normas ISSO (International Organization for Standardization). No continente americano, as normas ANSI (American National Standards Institute) são as normas de aplicação quase exclusiva. No nível de cada país, existem também organismos ligados à normalização. Em Portugal, por exemplo, o IPQ (Instituto