DESENHO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMA O
DESENHO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução
Não é mais novidade nem mesmo para os mais leigos que o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e competitivo. Arriscar-se a implementar um empreendimento ou gerir um novo projeto dentro de uma organização, seja ela de pequeno ou médio porte, requer ainda mais cautela. No entanto, as respostas aos processos que gerarão os resultados desejados devem ser ainda mais precisas e num menor espaço de tempo. Nesse contexto, cresce consideravelmente a necessidade das empresas de se tornarem cada vez mais organizadas e ágeis.
Pesquisas apontam que a maioria dos projetos é entregue com falhas, são entregues fora do prazo e custando bem mais que o planejado. Segundo a IBM
(International Business Machines Corporation) apenas 40% dos projetos cumprem as metas de cronograma, orçamento e qualidade. Dentre os fatores de fracasso, podemos destacar: requisitos incompletos; falta de envolvimento do usuário; falta de recursos; expectativas não realistas; falta de apoio executivo; mudanças de requisitos; falta de planejamento; falta de gestão da TI e analfabetismo tecnológico. Com base nessas informações pretende-se relacionar três ações que podem ser usadas para reduzir a possibilidade de falha em um projeto de desenvolvimento de sistema.
Visão Geral
Existem inúmeros fatores que podem influenciar no sucesso no projeto. No entanto fica claro que na maior parte dos casos, as falhas estão relacionadas a um conjunto de fatores. Podemos dividir em tópicos as áreas ou etapas mais sensíveis a falhas:
Liderança e Governança
Stakeholders
Gestão de Requisitos
Planejamento
Gestão de riscos
Gestão da Comunicação
Gestão da Qualidade
Podemos dizer que as áreas citadas acima estão interligadas e que o sucesso de uma área em específico não garante um projeto dentro das expectativas.
É importante uma sintonia entre todas as áreas a fim de garantir um produto final de qualidade dentro do que foi