DESENHO URBANO DE BALTIMORE
Conseguiram uma situação de compromisso com a cidade, onde podemos constatar alguns resultados de Desenho Urbanos extremamente positivos, tanto no sentido dos resultados físico-ambientais, da realização de lucros e de satisfação da população.
DESENHO URBANO E REVITALIZAÇÃO NO BAIRRO DE FELLS POINT – BALTIMORE, ESTADO DE MARYLAND, COSTA LESTE DOS EUA.
O BAIRRO
Compondo uma área de renovação, o bairro histórico de Fells Point, contém órgãos responsáveis pelo planejamento e controle das áreas declaradas de Renovação Urbana.
Após um trecho central significativo de Fells Point, encontrar-se ameaçado por intenções de desenvolvimento de um grupo empresarial, para o qual fomos delegados com responsabilidade de compor estudos e propostas de desenho urbano.
Estando a 1 hora da Capital do país Washington, durante muito tempo, a sua localização e o seu porto, garantiram-lhe uma situação privilegiada na economia regional e nacional.
Baltimore é classificada como “cidade independente”, ou seja, ela é toda urbana e não pode estender os seus limites territoriais. O Crescimento da classe média e importantes agentes econômicas, como os shopping-centers, para o subúrbios representam grande esvaziamento tributário, pois localizam-se nos condados vizinhos. Diga-se, aliás, como complemento, que o planejamento regional ou metropolitano no EUA é praticamente inexistente.
De todo este processo, um dos mais significativos e importantes deu-se ao bairro de Fells Point.
Os reflexos desta onda de revitalização, traduzidos principalmente na valorização do solo, tornaram necessária uma atuação de maior controle urbanístico para que o desenvolvimento a se fazer sentir no bairro não fosse destrutivo com seu patrimônio arquitetônico e ambiental.
Em 1969 o bairro teve parte de seu território declarado Distrito Histórico nacional, onde não significa proteção contra demolição com recursos particulares, logo após iniciou um plano diretor para desenvolvimentos e