Desenho universal
DESENHO UNIVERSAL é um conceito que busca conceber espaços, artefatos e produtos com a maior eficiência possível a todas as pessoas, proporcionando independência e autonomia de uso.
O conceito de Design Universal relaciona-se ao “Design Inclusivo” e ao “Design para todos”. Significa um enfoque diferenciado para produtos, serviços e ambientes que podem ser usados por todas as pessoas independentemente da idade, habilidade ou condição de saúde.
Os produtos, equipamentos, ambientes e meios de comunicação devem ser concebidos do ponto de vista do Desenho Universal, que recomenda que tudo (mas tudo mesmo) deve poder ser utilizado por todos, o maior tempo possível, sem necessidade de adaptação, beneficiando pessoas de todas as idades e capacidades.
Para se chegar a uma sociedade inclusiva, e atingir uma acessibilidade plena, é indispensável que qualquer objeto, ou espaço desenvolvido, contenha o conceito de DESENHO UNIVERSAL.
ORIGEM DO DESENHO UNIVERSAL
A idéia insipiente de um Universal Design nasceu depois da Revolução Industrial (SEC.XVIII), quando foi questionada a massificação dos processos produtivos, principalmente na área imobiliária.
Havia uma pergunta no ar:
Por que criamos ambientes à revelia das necessidades reais do usuário?
Por que estruturamos um modelo de massa que iguala o que não é igual?
A concepção de conforto está intimamente ligada a fatores pessoais: nossa altura, dimensão, idade, destreza, força e outras características. Pensando nisso, em 1961, Japão, EUA, e nações européias, se reuniram na Suécia para discutir, reestruturar e recriar o velho conceito que produz para o dito “homem padrão”.
Chamamos de homem-padrão aquele modelo de homem atlético, culto e possuidor de todas as habilidades físicas e mentais.
A imagem ilustrada pelos estudos de Da Vinci de um corpo musculoso e "proporcional" de um homem circunscrito em um círculo e em um quadrado é usada para realçar a proporcionalidade das