Desenho técnico
Anhanguera Educacional S.A.
09 de Abril de 2012.
DESENHO TÉCNICO COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO.
ETAPA 1
Passo 2
A) O desenho técnico deve expor um conteúdo detalhado com as características do objeto a que se refere, demonstrando com exatidão suas formas e dimensões, obedecendo as normas e regras estipuladas pelo órgão atuante no país. Os desenhos artísticos apresentam um perfil livre, onde não seguem normas ou regras, sendo expostas ideias e sentimentos onde pode apresentar diversas significados, dependendo de que os analisa.
B) Os modos mais utilizados em desenho técnico são as representações em vistas múltiplas e em perspectivas. * Perspectiva Cavaleira: representa uma das faces do objeto em vista de frente. Nesta face, vêm representadas duas de suas três dimensões. * Perspectiva Isométrica: é aquela na qual se representam as dimensões dos objetos, segundo três eixos isométricos. O ângulo formado entre os três eixos é o de120°, pois, isométrica significa medidas iguais. * Perspectiva Cônica: possui as mesmas características da de objetos planos. Um detalhe importante que surge, entretanto, são as circunferências do objeto que, em perspectiva, são representadas por meio de elipses.
C) A ISO (International Organization for Standardization) é a organização a qual serve como referência mundial para criação de normas em cada pais; Para o Brasil temos a ABNT, a qual rege as regras a serem seguidas.
Passo 3
A) Para padronização e entendimento em todos os lugares, uma vez que a caligrafia técnica é usada pelo mundo todo, você pode pegar um desenho alemão ou americano, ambos têm o mesmo padrão.
B) Continua larga para contornos visíveis e tracejada larga e estreita para contornos e arestas não visíveis.
C) O desenho em papel apresenta praticidade e agilidade de consulta e se torna uma ferramenta de fácil acesso estando disponível