Desenho técnico
ESCALAS
estudo dirigido
Sumário
Capítulo I – Introdução..........................................................................................
03
Capitulo II – Normas...............................................................................................
03
Capitulo III – Escalas...............................................................................................
04
Capitulo IV – Encurtamento....................................................................................
05
I. Introdução O desenho é a linguagem usada pelos artistas para representar e difundir suas ideias. O Desenho técnico diferentemente do desenho artístico deve ser perfeitamente perceptível, sem ambiguidades na descrição dos objetos, esta forma de desenho é a representação gráfica que nasceu da geometria descritiva de Gaspar Monge (1976-1818) e hoje é usado pelos projetistas para transmitir uma ideia de produto.
Mesmo preso por procedimentos e regras, um desenho técnico necessita que o projetista use sua criatividade para mostrar, com facilidade, todos os aspectos da sua ideia, sem deixar dúvidas.
Do outro lado, uma pessoa que esteja lendo um desenho deve compreender seus símbolos básicos, que são usados para simplificar a linguagem gráfica, permitindo que haja o maior número de detalhes possível.
II. Normas
Para que o desenho técnico seja entendido de maneira universal é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no projeto trabalhem com normatização uniforme. Para tanto existem as normas do desenho técnico, que são o conjunto de regras ou recomendações que regulamentam a execução e a leitura de um desenho técnico, permitindo reproduzir várias vezes um determinado procedimento em diferentes áreas, com poucas possibilidades de erros. Dependendo do âmbito de seu projeto, você pode encontrar normas