Desenho técnico
CONCEITOS BÁSICOS
1.0 - INTRODUÇÃO
O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que possui a finalidade de representar tanto a forma quanto as dimensões e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas atividades na construção de máquinas e estruturas. Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, o desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da área técnica. Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetização, a execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exigem treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (em duas dimensões) para representar formas espaciais. O desenho técnico, não mostrando o objeto tal como ele é visto quando terminado, só pode ser interpretado por quem compreender a sua linguagem.
Assim, conhecendo-se a metodologia utilizada para elaboração do desenho em duas dimensões é possível entender e conceber mentalmente a forma espacial representada na figura plana. Na prática pode-se dizer que, para interpretar um desenho técnico, é necessário enxergar o que não é visível e a capacidade de entender uma forma espacial a partir de uma figura plana é chamada visão espacial.
1.1 - VISÃO ESPACIAL
Visão espacial é um dom que, em princípio todos têm, dá a capacidade de percepção mental das formas espaciais. Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter o sentimento da forma espacial sem estar vendo o objeto. Por exemplo, fechando-se os olhos pode-se imaginar a forma espacial de um motor ou outro equipamento qualquer. Em outras palavras, a visão espacial permite a percepção (o entendimento) de formas espaciais, sem estar vendo fisicamente os objetos.
1.2 – ORIGEM DO DESENHO TÉCNICO
O desenho técnico, tal como ele é entendido hoje, foi desenvolvido graças ao