Desenho Técnico Projetivo
AULA 01
INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO E A SUA SIMBOLOGIA
INTRODUÇÃO
Todo o processo de desenvolvimento e criação dentro da engenharia está intimamente ligado à expressão gráfica.
O desenho técnico é uma ferramenta que pode ser utilizada não só para apresentar resultados como também para soluções gráficas que podem substituir cálculos complicados.
Apesar da evolução tecnológica e dos meios disponíveis pela computação gráfica, o ensino de Desenho Técnico ainda é imprescindível na formação de qualquer modalidade de engenheiro.
“A sala de desenho técnico é muitas vezes o pórtico de entrada da indústria, e mesmo aquele que nunca precise desenhar deve ser capaz de interpretar um desenho e saber quando ele está certo ou errado. Será tido como ignorante o engenheiro que desconhecer esta linguagem.” (FRENCH, 1958: 1)
DEFINIÇÃO
O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade explicitar com rigor a forma, as dimensões e a posição do objeto representado; bem como perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como o descreve.
Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, o desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da engenharia e da arquitetura.
Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetização, a execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exige treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais.
VISÃO ESPACIAL
Visão espacial é um dom que, em princípio todos têm, dá a capacidade de percepção mental das formas espaciais.
Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter o sentimento da forma espacial sem estar vendo o objeto.
Apesar da visão espacial ser um dom que todos têm, algumas pessoas têm mais facilidade para entender as formas espaciais a partir das figuras planas.
A habilidade de percepção