Desenho técnico de perspectivas
Pesquisa apresentada como avaliação parcial da disciplina
Perspectiva do Curso Técnico em
Design de Interiores ministrada pelo Prof. Ulisses
Salvador
2012
DESENHO TÉCNICO DE PERSPECTIVAS
INTRODUÇÃO
Os desenhos são utilizados deste a antiguidade como uma forma de comunicação para transmissão de pensamentos, tal como a fala e a escrita. O desenho sempre foi utilizado como expressão gráfica para registrar costumes, hábitos, técnicas e ideias. Com a evolução da humanidade, o desenho foi se tornando uma forma de comunicação cada vez mais importante e suas técnicas foram aperfeiçoadas.
DESENHO TÉCNICO
Como um ramo especializado do desenho, o desenho técnico é utilizado para representar objetos com todos os seus detalhes incluindo dimensões, diferentes pontos de vista, indicações para fabricação dos mesmos, etc. Tal tipo de desenho é utilizado como base para a elaboração de projetos de arquitetura, design, mecânica, eletroeletrônica, topografia e engenharia em geral. O desenho técnico é a ferramenta mais importante de um projeto, pois é o meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica.
Dentre os desenhos técnicos existem os chamados desenhos projetivos ou perspectivas que são as projeções de um objeto sobre um ou mais planos e representam com exatidão a forma do objeto com todos os seus detalhes.
HISTÓRIA DO DESENHO EM PERSPECTIVA
O desenho tem sido um meio de manifestação e uma linguagem expressiva para o homem desde os tempos pré-históricos. Neste período, o desenho, assim como a arte de uma forma geral, era mais que um meio de expressão, era um ritual místico em que se acreditava que o desenho possuísse uma alma própria. À medida que os conceitos artísticos foram se separando da religião, o desenho passou a ganhar autonomia e a se tornar uma disciplina própria. Antes do surgimento da perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de