Desenho técnico - cad
Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo, no século XX, surgem novas necessidades para o ser humano. A quantidade de dados e informações para serem armazenadas e computadas atingiu um volume incalculável. Surge nesse contexto, à informática que desempenha um significativo papel, abrangendo todas as partes da atividade humana, em especial, a Engenharia, tanto no que diz respeito ao cálculo, como o desenho. Em 1950 deu-se início às aplicações de computadores em auxílio das engenharias. Surge assim, o CAD (Computer Aided Design, ou Projeto Assistido por Computador),sistema que cada vez mais se dissemina na elaboração de projetos nas diversas Engenharias o que impulsiona o desenvolvimento industrial, da educação e da investigação.
.
Segundo o Aurélio, CAD define-se como conjunto de técnicas, programas e equipamentos especializados para a realização computadorizadas de projetos de arquitetura e engenharia.
Os sistemas de CAD assumem um papel de grande importância devido ao seu potencial como ferramenta para agilização do processo de projetar.Esses, substituiu as tradicionais pranchetas.
Ao longo da década de 1980, a utilização dos sistemas CAD,baseava-se na representação de projetos ortogonais. Em seguida,na década de 1990, a IBM revolucionou o mercado de CAD com a padronização da linguagem gráfica e técnicas computacionais para 3D, ou seja, uma representação paramétrica de modelos tridimensionais. Assim, toda a informação das peças individuais e de montagem do todo pode ficar guardada, em quaisquer dimensões, o que fez proliferar o mercado dos sistemas CAD.
O CAD propiciou um maior detalhamento dos modelos representados, sendo possível gerar representações simultâneas em 2D e 3D, tornando fácil obter imagens em diferentes posições e com diversos efeitos de visualização. Com o 3D, é possível obter uma com maior clareza todos os detalhes, ou seja, é uma representação mais complexa, podendo efetuar várias