Desenho tecnico
Os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados são as representações em vista e em perspectiva.
A norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada País são as normas ISO (International Organization for Standardization).
O principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico é a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.
A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras, as linhas do tipo “A” para arestas visíveis e os tipos “E” e “F” para as arestas invisíveis.
Hoje em dia com a utilização crescente de programas de CAD 3D, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel, mas o desenho em papel é muito importante para quem precisa utilizar, porque é importante que o desenho esteja no local onde será executado o projeto, mas nem sempre isso é possível, o desenho em papel, nunca será abolido porque isso é uma forma de se expressar em momentos que não há ferramentas como o computador.
A utilização de escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos é quando a dimensão do objeto no desenho for maior que a sua dimensão real, e a escala de redução quando a dimensão do objeto no desenho for menor que a sua dimensão