Desenho tecnico
Passo 2
a- O desenho técnico deve ser legível, transmitindo todas as características do objeto que representa, sem causar dúvidas na forma como o descreve, é destinado a explicar com rigor e exatidão a forma e as dimensões do objeto representado. Para isto o desenhista precisa seguir regras normativas, que no caso de nosso país é regulado pela ABNT
b- No começo do processo, o engenheiro ou o projetista imagina a peça ou o objeto a ser feito, e elabora um esboço dele. O esboço é um rascunho do material a ser desenvolvido, um desenho técnico a mão livre, que servirá como base para a elaboração e execução do desenho preliminar. O desenho preliminar serve para a aprovação do projeto, podendo sofrer ainda modificações e alterações para a adequação do projeto. Após devidamente aprovado e liberado sua execução, o desenho passa por um desenhista técnico, ou outra pessoa e setores competentes para a elaboração do desenho técnico definitivo, que conterá todos os elementos necessários para a sua compreensão. Estas etapas são feitas representando o objeto de duas formas distintas. São elas:
Perspectivas, que é a técnica de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, fazendo com que a imagem obtida se aproxime daquela que vemos.
Vistas Múltiplas, baseada no conceito de projeção ortogonal e possui uma gama muito grande de informações, permitindo visualizar imediatamente o objeto representado.
c- O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Aqui relato alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO
ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)
JIM = Japan International Norm (Japão)
DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)
Passo 3
a- Tem como objetivos a uniformidade, a legibilidade e a